DJI_0041.jpg

AVIS, PORTUGAL

Situada a cerca de 1h30m de Lisboa, Avis pertence ao distrito de Portalegre, sede de concelho, possui atualmente 4 freguesias - Aldeia Velha, Avis, Ervedal, Figueira e Barros - e 2 Uniões de Freguesias, Benavila, Valongo; Alcórrego e Maranhão.

Avis, possui um património ambiental notável, elevando ao patamar máximo os níveis de qualidade de vida no concelho. Aqui existe toda uma oportunidade de conhecer as diferentes atividades existentes no concelho, desde passeios a cavalo ou de bicicleta, a atividades na Barragem do Maranhão, remo, passeios de barco ou paddle são exemplos de práticas saudáveis disponíveis em Avis, venha experimentar!


DJI_0054.jpg

O Concelho de Avis

A 30 de Julho de 1211, D. Afonso II doou a D. Fernão Eanes, mestre de Évora, uma área situada entre Santarém e Coruche e cuja localização estratégica viria a fazer dela uma importante peça no processo de expansão da fronteira cristã a sul. Aquando da doação, D. Afonso II, determinou que deveria ser construído um castelo no cimo de um outeiro e criada uma povoação e a igreja conventual, futura sede da Ordem Militar.

Segundo a lenda, quando os cavaleiros procuravam o local para construir a fortificação, avistaram duas águias pousadas sobre uma azinheira, o que foi interpretado como um bom presságio, sendo nesse local que viria a nascer a vila de Avis, que em latim significa ave. A presença das águias na origem de Avis está patente nas armas da Vila, às quais se junta a cruz em campo de prata, com remates de flor-de-lis na forma da Ordem Militar de Calatrava.

O Centro Histórico de Avis conserva, no traçado das ruas, na toponímia e no património edificado, as marcas de um legado cultural único. Abraçado pelas antigas muralhas, este espaço esconde, em cada recanto, um monumento a descobrir. A Porta do Arco, ex libris da Vila, marca a entrada no perímetro urbano original. No conjunto do Convento destaca-se a Igreja, como elemento central de culto associado à Ordem Militar de S. Bento. Também a Igreja Matriz, se destaca enquanto espaço de culto cristão. Perto deste templo encontramos o Pelourinho, que evoca a lenda de fundação da Vila. Testemunho do engenho do homem na gestão dos recursos para suprir as necessidades da vivência quotidiana, a Cisterna Municipal merece também ser visitada, não esquecendo também o Jardim Passeio do Mestre, uma verdadeira varanda que convida a estender o olhar para a vertente oeste da vila.

Visitar Avis é descobrir as raízes da nossa nacionalidade e os traços de uma herança cultural que nos é comum.

Quem chega a Avis é surpreendido pela imponência de uma vila cuja brancura se destaca do verde da paisagem envolvente e que tem um brilho especial conferido pelas águas da albufeira e das ribeiras que se estendem a seus pés. Aqui, passado, presente e futuro entrelaçam-se num jogo constante em que não se confrontam mas se unem para proporcionar uma riqueza única.

O passado deixou as suas marcas nos monumentos, nas histórias e nas tradições que se mantêm vivas pelo trabalho dos historiadores, pela sabedoria popular e pela memória das gentes que, com a sua arte e engenho, as transpõem para o artesanato, que nasce da sua dedicação, e para a gastronomia, que reflete as riquezas e os hábitos locais.

O presente, construído passo a passo na constante fluidez entre passado e futuro, é marcado pela vontade de fazer mais e melhor, de proporcionar qualidade de vida aos que aqui vivem e aos que por aqui passam. Avis é um espaço de tranquilidade mas também de muita cor e movimento, incutidos pelas atividades culturais e recreativas que se realizam ao longo de todo o ano.

As características naturais de Avis fazem deste Concelho o palco ideal para um vasto conjunto de atividades desportivas e de lazer ao ar livre, desde os simples passeios pedestres ou de BTT, à equitação. A Albufeira do Maranhão proporciona as condições ideais para a prática de diversos desportos náuticos como a pesca desportiva, a canoagem, o windsurf, o kitesurf ou o remo.

Contactos:

Apartado 25
7481-909 Avis

Telefone: 242 410 060
Fax. 242 410 099
geral@cm-avis.pt


COMO CHEGAR A AVIS!