Mountain Bike

Em Avis dispomos de ciclovias e estradas que possibilitam aos visitantes, percorrer todo o concelho em segurança. Para os amantes de desportos mais radicais, poderá praticar Cross Country, Enduro BTT ou Pump Track. Venha conhecer Avis de bicicleta. Avis acolhe ainda anualmente a Taça de Portugal de Cross Country Olímpico assim como uma reconhecida Maratona Extreme de BTT.

Atividades Náuticas

As Atividades Náuticas são asseguradas por empresas do concelho que oferecem um vasto programa de atividades sociais, culturais, desportivas e pelo Clube Náutico de Avis que conta já com inúmeras competições anuais sendo Avis, uma das capitais mundiais do Remo.

As experiências vividas na Albufeira do Maranhão são de uma beleza natural e ímpar, com condições ideais para a prática de atividades desportivas e náuticas, com a presença de profissionais e equipamentos à disposição para um simples passeio de barco, canoa ou paddle, canoagem de competição ou lazer e pesca desportiva. Avis obteve no passado dia 16 de Novembro o certificado de Estação Náutica Avis Open Sky Training Centre.

Passeio de Barco e Cavalo

Avis dispõe de condições ideais para passeios de barco ou a cavalo. Se, por um lado, a Albufeira do Maranhão oferece a melhor das sensações durante um passeio de barco, já os caminhos bem característicos do Alentejo casam na perfeição com um passeio a cavalo cujo pano de fundo serve todos aqueles que procuram uma agradável experiência.

Caminhada e Trail Running

No concelho de Avis contamos com percursos pedestres que privilegiam o contacto com a natureza e a interpretação do meio ambiente. A majestosidade da vegetação prolonga-se pelas ecovias construídas para que todos os utilizadores possam desfrutar de um passeio alegre e descontraído ao longo de Avis e também da Albufeira do Maranhão, onde são praticadas atividades náuticas.

Estas podem igualmente ser usufruídas por todos, tenham ou não apetência desportiva, já que esta vila se orgulha do convívio e da diversidade que promove com todos os que nos visitam.

Um lugar mágico que oferece múltiplas sensações

O concelho de Avis insere-se no distrito de Portalegre, a 60 km desta capital de distrito e sensivelmente à mesma distância de cidade Património Mundial, Évora. Avis faz fronteira, a norte, com Alter do chão, a oeste, com Ponte de Sor, a sul com Mora e Sousel e a este com Fronteira.

Este território possui uma superfície de 606km2 dividida pelas freguesias de Avis, Aldeia Velha, Ervedal, Figueira e Barros e pelas uniões de freguesia de Benavila e Valongo e também Alcórrego e Maranhão. O concelho é irrigado por diferentes linhas de água, das quais se destacam a ribeira de Seda, de Avis e Sarrazola, onde se insere a albufeira do Maranhão, incluída na bacia hidrográfica do rio Tejo. A construção da barragem do Maranhão, na década de 50 do século XX, alterou de forma significativa a paisagem existente.

As condições naturais, nomeadamente, a existência de áreas de solos férteis e a abundância de recursos hídricos, aliados a uma fauna rica em termos cinegéticos e piscícolas, tornaram o território de Avis atrativo para a fixação populacional. Os vestígios mais antigos de povoamento são do Paleolítico. Do Neolítico permanecem inúmeros monumentos megalíticos – antas – que existem no concelho. Estes vestígios aparecem na proximidade de linhas de águas, em áreas onde são escassos os afloramentos graníticos. Da época romana conhecem-se povoados rurais, certamente impulsionados pela proximidade a algumas das mais importantes vias terrestres. Na sua obra, Vias da Lusitânia, Mário Saa identifica a estrada que ligava Juromenha a Ponte de Sor e que atravessava Benavila e Ervedal. Do período Islâmico resultam os topónimos Benavila e Bembelide, antiga denominação para o lugar do Maranhão.

DJI_0085.jpg
DJI_0021.jpg
DJI_0035.jpg